Em uma disputa bastante acirrada, Bruno Rodrigues (#30), da equipe Tecfil Racing Team, foi o melhor e garantiu o título de campeão da Copa Kawasaki Ninja 600 na temporada 2016 do SuperBike Brasil. O piloto paulistano fez uma campanha regular e garantiu pódio em todas as etapas que participou. Ao todo, foram duas vitórias, cinco segundos, dois terceiros e um quarto lugares.
A briga pelo título Brasileiro ganhou emoção na reta final do campeonato. Sua principal adversária, Samara Andrade (#74), da equipe Moretti Racing Team, – então campeã do Campeonato Paulista – retomou o bom desempenho, venceu três provas consecutivas e partiu para a disputa da grande final, com direito a rodada dupla, apenas 11 pontos atrás de Bruno.
A vantagem estava ao lado do piloto da Tecfil. Dois segundos lugares já confirmariam o título a Bruno. Enquanto isso, para Samara ser campeã, ela precisava, além de vencer, torcer para que o adversário terminasse uma das provas em terceiro. E logo no início dessa disputa, o desfecho começou a se desenhar a favor do líder do campeonato. Bruno fez a pole position nos treinos classificatórios e encerrou a primeira largada em terceiro. Porém, o que poderia ser comemorado por Samara, não foi recebido com festas. Isso porque ela recebeu a bandeirada apenas na quarta colocação.
Neste momento, a vantagem de Bruno subiu para 15 pontos e com isso o título ficou muito próximo dele. Já para Samara, a distância ficou quase inalcançável. Ela precisaria vencer e ainda torcer para que o adversário somasse menos de 10 pontos, ou seja, conseguisse no máximo uma sétima posição. E a campeã paulista fez a sua parte e garantiu o primeiro lugar no pódio. Porém, Bruno foi o quarto colocado, e com isso garantiu o título de campeão Brasileiro da Copa Kawasaki Ninja 600 com três pontos de vantagem para Samara, que foi a vice-campeã.
Confira abaixo a classificação final da categoria Copa Kawasaki Ninja 600 na temporada 2016:
1º – Bruno Rodrigues (#30), da Tecfil Racing Team – 197 pontos
2º – Samara Andrade (#74), da Moretti Racing Team – 194 pontos
3º – Ricardo Barlette (#33), da Boi Motos Racing– 113 pontos
4º – Felipe Diniz “Bolinha” (#21), da MotoSchool Racing Team – 104 pontos
5º – Rogerio Munuera (#88), da Boi Motos Racing – 86 pontos
6º – Victor Liuti (#222), da RF Racing – 69 pontos
7º – Junior Américo de Oliveira (#60), da Viana Racing – 64 pontos
8º – Derick Filipini (#227), da Castrol Team – 53 pontos
9º – Douglas S. Tomé (#67), da Viana Racing – 40 pontos
10º – Mauro Sapico (#333), da Sapico Racing – 19 pontos
Confira a coletiva da 1ª corrida da final da Copa Kawasaki Ninja 600: