Campeão da SuportSport 600cc em 2021, Gustavo Manso, de apenas 17 anos, está se aventurando no Velho Continente. O jovem piloto está competindo pela R3 Blu Cru European Cup, e revelou ao portal do SBK sobre o nível de competitividade e que competir no maior campeonato de motovelocidades das Amércias o preparou para este momento.
“Acredito que as corridas pelo SuperBike Brasil me prepararam para este momento, sim. Por mais que aqui as motos andam muito juntas, tem muita disputa e as pistas são diferentes, a forma de andar para ser rápido também é diferente, mas adquiri muita experiência correndo nos campeonatos do Brasil”, revela.
Manso explica que vive um sonho e que há boas oportunidades para pilotos brasileiros no exterior. “Foi um trabalho de ser campeão no Brasil em 2021 para conseguir a vaga no Europeu de 2022. Acredito que o sonho de qualquer piloto seja correr internacionalmente, é uma experiência muito diferente e temos muitas portas aqui fora”, afirma.
Além disso, o detentor do título de 2021 ressalta as diferenças que vem enfrentando nas competições. “Os pilotos são bem agressivos e andam desde pequenos, além de já conhecer as pistas. Tem que ter muita cabeça e ser muito rápido para aprender as pistas e conseguir acompanhar, tirando que tem que usar boas estratégias na corrida”, conclui.
Nesta temporada, pela competição internacional, já foram feitos um teste e uma corrida em Aragon, Espanaha. As demais corridas vão acontecer na Holanda, Italia, Inglaterra, Republica Tcheca e França.