Close Menu
    Ultimos posts

    Felipe Gonçalves encara etapa de Londrina no “quintal de casa” pela segunda vez na PRO

    01/07/2025

    Race Week no SuperBike Brasil: Londrina Recebe Etapa Cheia de Emoções em 6 de Julho

    30/06/2025

    Compre 2 ingressos Paddock e ganhe o terceiro de graça!

    27/06/2025
    Facebook Instagram YouTube
    últimas notícias
    • Felipe Gonçalves encara etapa de Londrina no “quintal de casa” pela segunda vez na PRO
    • Race Week no SuperBike Brasil: Londrina Recebe Etapa Cheia de Emoções em 6 de Julho
    • Compre 2 ingressos Paddock e ganhe o terceiro de graça!
    • Felipe Hatae Estreia com Ouro no SuperBike Brasil: Vitória na Categoria SuperSport 300
    • Arthur Costa domina a SuperSport 600 e lidera com autoridade no SuperBike Brasil 2025
    • Mormaii aposta no SuperBike Brasil e anuncia patrocínio ao piloto Felipe Comerlatto
    • SuperBike Rookie: A Porta de Entrada para as Milcilindradas que Vem Surpreendendo pelo Alto Nível
    • SuperSport 400 Escola: Rivaldo Pontarolo vence etapa cheia de emoções e consolida liderança
    Facebook Instagram YouTube
    SuperbikeSuperbike
    • Evento
      • Sobre o Evento
      • Informações para Pilotos
      • Apresentações SuperBike Brasil
      • Patrocinadores
    • Calendário 2025
    • Ingressos
      • 06/07 – Londrina
    • Categorias
      • SuperBike
      • SuperBike Evolution
      • SuperBike Light
      • SuperBike Rookie
      • SuperSport 600
      • Copa Pro Honda CBR 650R
      • SuperSport 400
      • SuperSport 400 Escola
    • Inscrições
      • Regulamentos
    • Resultados
    • Contato
    • FAQ
      • Sobre o Evento
      • Ingressos
      • Acesso e Estacionamento
    SuperbikeSuperbike
    Início » Felipe Gonçalves fala em “ano muito especial”, após primeiro título
    SuperBike Brasil

    Felipe Gonçalves fala em “ano muito especial”, após primeiro título

    22/01/2021

    Piloto da PSBK relembra dificuldades até chegar a sua primeira vitória e revela o que foi mais importante na conquista

    Mateus Bezerra,
    Especial para o SuperBike Brasil.


    A primeira vitória e o primeiro título são marcantes na vida de qualquer piloto. Trata-se de um divisor de águas entre quem você foi, até aquele momento, e quem você será daqui para frente. É “especial”. Palavra que Ayrton Senna usou para definir sua primeira vitória, no Estoril, em Portugal, no ano de 1985. Expressão que Felipe Gonçalves repete, mesmo sem saber, após conquistar o título de campeão do SuperBike 2020, da SuperSport 400cc.

    “Sempre andei com moto de baixa cilindrada, R3, Ninja 300. Entrei no SuperBike em 2016 e, desde então, venho disputando a competição todo ano. Mas 2020 foi especial, por ser meu primeiro título, o primeiro ano em que consegui me destacar. Até então, tinha ganhado apenas uma corrida, conquistado três ou quatro pódios, mas nada assim igual esse ano. Por isso, foi um ano muito especial para mim”, afirma.

    Salvo as devidas proporções na comparação, existem mais algumas coincidências, além do fato de Felipe ser uma forte promessa na motovelocidade, que se assemelham entre o jovem piloto do SBK e o maior ídolo brasileiro do automobilismo. Na prova de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, etapa que antecedeu sua primeira vitória da carreira, Senna foi obrigado a abandonar a corrida devido uma falha elétrica em seu carro. Felipe, por sua vez, não abandonou a prova, mas problemas técnicos em sua Kawasaki Ninja 400 o atrapalharam. “Em Interlagos, na primeira etapa, minha moto apresentou problemas e, por isso, não consegui ter um bom desempenho na corrida. Acompanhei o primeiro pelotão, mas não consegui escalar” relembra.

    Além disso, momentos antes da corrida em Portugal, o carro de Senna continuava a enfrentar dificuldades e os problemas foram solucionados de última hora. Os momentos que antecederam a primeira vitória de Gonçalves também foram cruciais. Sua moto apresentava complicações que foram sanadas no warm-up. Não à toa ele considera tal vitória a mais importante. “A sensação é indescritível. Todas as vitórias foram importantes. Mas eu considero a de Goiânia a mais importante. Estava largando em quarto e, por termos conseguido solucionar um problema que a moto apresentava, logo no warm-up, abri boa vantagem na corrida. Foi a primeira prova que consegui despontar e foi muito bom, uma sensação indescritível, meio que de dever cumprido e trabalho recompensado”, explica.

    Assim como todo atleta que quer chegar ao topo, o piloto da equipe PSBK ressalta que seus treinos foram fundamentais. Principalmente devido ao local de treino. “O que fez mais diferença, era que eu não treinava em autódromo. Por mais que eu costumasse a ir em kartódromo toda semana, ou pelo menos umas duas vezes no mês, acredito que os treinos em autódromos me ajudaram e muito”, reforça.

    Porém, apesar dos treinos em autódromos, existe ainda o principal pilar para esta conquista inédita e tão importante. Para Felipe Gonçalves a resposta está fácil. “Meu pai. No caso ele é meu chefe de equipe, ele que cuida da minha moto, de tudo. Suspensão, calibragem, absolutamente tudo. Ele quem decide o momento em que o treino tem que ter mais intensidade ou ir mais ‘de boa’. Ele também trabalha muito o psicológico. Sabe como me deixar calmo, concentrado e como me preparar para um fim de semana de corrida”, conclui.

    Share. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email
    SuperBike

    Posts relacionados

    Comerlatto encerra o ano no alto do pódio pela categoria SuperBike Light #2

    27/03/2023

    Comerlatto encerra o ano no alto do pódio pela categoria SuperBike Light #3

    27/03/2023

    Comerlatto encerra o ano no alto do pódio pela categoria SuperBike Light

    27/11/2022
    Fale conosco
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Ultimas postagens
    Notícias SuperBike Brasil
    Notícias SuperBike Brasil

    Felipe Gonçalves encara etapa de Londrina no “quintal de casa” pela segunda vez na PRO

    O SuperBike Brasil chega a Londrina (PR) neste domingo (6) para mais uma etapa eletrizante,…

    Race Week no SuperBike Brasil: Londrina Recebe Etapa Cheia de Emoções em 6 de Julho

    30/06/2025

    Compre 2 ingressos Paddock e ganhe o terceiro de graça!

    27/06/2025

    Felipe Hatae Estreia com Ouro no SuperBike Brasil: Vitória na Categoria SuperSport 300

    26/06/2025
    Superbike
    Facebook Instagram YouTube
    • Homepage
    • Evento
    • Calendario
    • Resultados
    • Contato
    © 2025 Superbike. Desenvolvido por WeJam.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.