Notícias

Pilotos e equipes aderem à telemetria no SBK

A tecnologia aliada ao esporte sempre vem para somar, desenvolver e auxiliar na alta performance. Até por conta disso, algumas equipes do maior campeonato de motovelocidade das Américas estão aderindo ao uso da telemetria. Não sabe o que é? Então fica tranquilo, porque o chefe da equipe DS Performance, Vitor Reis, bateu um papo com o portal SBK e explicou tudinho.

Um dos pioneiros a utilizar essa ferramenta no SuperBike brasil, “Vitinho” explicou sua função. “A telemetria é uma ferramenta utilizada em todas as categorias do automobilismo e motociclismo do mundo e agora está sendo utilizada mais no Brasil também. É uma ferramenta que auxiliar a encontrar os pontos de melhoria na pista para os pilotos, com relação à pilotagem, e é uma ferramenta que informa à equipe sobre os parâmetros da motocicleta durante os treinos”, afirma, antes de acrescentar.

“A gente sabe onde o piloto freou, acelerou, qual o trajeto que ele realizou na pista. Com relação à moto, a gente sabe a sua temperatura durante a volta completa, qual marcha foi enganada em cada curva, em cada momento. A gente sabe a velocidade das rodas. E isso, quando você pega todas essas informações e conversa com o piloto, isso falando como chefe de equipe, você encontra o melhor acerto da moto. A melhor relação, o melhor acerto com relação ao combustível, melhor acerto de geometria. É uma aquisição e coleta de dados”.

Para concluir, Vitor reforça também o papel fundamental na segurança do piloto. “Os principais benefícios são performance e segurança. A gente consegue encontrar em qual ponto da pista o piloto está perdendo tempo de volta e o porquê. Então o piloto não fica se arriscando no local errado. A gente otimiza o tempo de volta. O piloto gasta menos tempo e passa a ter resultados melhores”.