Ganhar a etapa que abre a temporada é extremamente importante. É um sinal de bons ares para o restante de campeonato e promessa de disputa de título. Inclusive, conquistar sua primeira vitória neste cenário, é ainda melhor. Foi isso que aconteceu com Lucas Araneo. O piloto da Skullderia Race Team começou 2024 vencendo pela SuperSport 400cc – Escola, conquistando também o primeiro triunfo de sua carreira.
Após chegar ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez, o dono do numeral 26 não escondeu a empolgação e afirmou que vivenciou um mix de emoções. “Foi uma mistura de emoções e sentimentos, mas com certeza uma alegria muito grande. A vitória é só o final e a ponta de tudo o que aconteceu no final de semana da etapa, mas principalmente do planejamento do ano, pré-etapa também. Fico muito feliz de ter a oportunidade de correr espero buscar novas vitórias ao longo deste ano”, prospera.
Vale ressaltar que Lucas vinha tendo um ótimo dia de treinos classificatórios. Inclusive, o piloto afirma que sua confiança aumentou, conforme os bons tempos foram acontecendo. “No sábado, olhando os tempos classificatórios, a confiança aumentou. Ainda mais fazendo minha primeira pole. Mesmo com a limitação e dificuldades do final semana, sabia que podia brigar lá na frente. Não imaginava que os três pilotos no primeiro pelotão conseguiriam andar junto durante toda a corrida, mas conseguimos imprimir um ritmo bom e muitas trocas de posição entre mim, Alice e Emerson também. Foi uma corrida de muito aprendizado. Acabei errando no início e consegui me concentrar para recuperar a liderança e conquistar a vitória”, relembra.
Além disso, segundo o vencedor da última etapa, para os bons resultados serem alcançados foi necessário todo um trabalho em equipe. “Há muitas pessoas que estão envolvidas, direta ou indiretamente, que me apoiam, incentivam e convivem comigo, até mesmo com próprio Edu – parceiro de equipe e dono da Skullderia, campeão em 2023. Cruzar a linha de chegada em primeiro e dar a volta até entrar para o box, no parque fechado, neste momento passa todo o filme de tudo o que aconteceu durante os treinos, as conversas com time, com mentores, mecânicos e etc. A emoção foi bastante grande porque este trabalho começou lá em 2023 e está sendo concretizado agora”, afirma.
E se engana quem acredita que a partir desta conquista, o ritmo de dedicação irá diminuir. Para Araneo, vencer só deu ainda mais motivação para seguir trabalhando. “Claro que é só o começo e durante o ano a categoria tende a crescer. Porém, vencer a primeira etapa e ainda mais pela primeira vez, traz uma motivação, recarrega as energias para continuar o campeonato e buscar o título atingindo meus objetivos e alavancando a Skullderia como equipe e marca no meio da motovelocidade”, revela, antes de concluir com os planos para a temporada.
“Para 2024, os principais planos são conquistar novas vitórias e ter condições para brigar pelo campeonato. Meu objetivo sempre foi evoluir técnicas de pilotagem, minha experiência como amante e piloto de moto. Ou seja, a satisfação pessoal é um dos principais objetivos, aprimorando minhas habilidades e não dependendo somente do equipamento. Além disso, a Skullderia Racing é uma equipe nova e ainda em formação. Então, crescer a equipe, ter novos parceiros faz parte dos planos. O Edu teve em excelente resultado em 2023 e, para 2024, quero contribuir bastante e mostrar nossa equipe nos pódios ao longo do ano”.