A 6ª etapa do SuperBike Brasil será realizada neste final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba e a organização do campeonato acaba de divulgar a programação completa da rodada. Serão disputadas oito largadas ao longo de todo o domingo (11) com transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube e com retransmissão da categoria SuperBike pelo canal de televisão Fox Sports 2 às 14h30. Entretanto, o circuito, localizado na cidade de Pinhais – bem na divisa com a capital paranaense – já terá seus primeiros movimentos nesta quinta-feira (8), quando boa parte dos pilotos começará os ajustes nas suas motos e fará os testes iniciais na pista. Para quem quiser acompanhar e aproveitar o feriado local, Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o autódromo estará aberto a visitações.
Já na sexta-feira (9), iniciam os treinos livres e, por sua vez, cronometrados. As primeiras motos entram na pista a partir das 8h e todos os pilotos das 18 categorias terão três sessões para experimentar o traçado e regular a parte mecânica dos equipamentos. No dia seguinte, no sábado, os competidores voltam ao autódromo em busca de suas melhores marcas. O dia definirá a ordem dos grids de largada das oito corridas. Os treinos classificatórios iniciam às 8h com a categoria com motos de 300 cm³ de cilindrada e encerram com a garotada da Honda Junior Cup no final da tarde.
As categorias de maior cilindrada – SuperBike, SuperBike Light, SuperSport e Copa Kawasaki Ninja 600 – terão duas sessões que classificarão os pilotos mais rápidos para a disputa da SuperPole. Já os competidores das demais categorias, terão três treinos para fechar suas melhores marcas e garantir as primeiras posições no alinhamento do grid.
No domingo o clima no Autódromo Internacional de Curitiba vai ferver e o ronco alto dos motores irá tomar conta de todos os espaços. As largadas começam a partir das 9h e os espectadores irão torcer e vislumbrar diversos pegas de tirar o fôlego. A primeira corrida será a da categoria Honda Junior Cup – com meninos e meninas a partir de oito anos – programada para iniciar às 9h47. Mesmo ainda bastante jovens, eles não afrouxam o acelerador de suas motos Honda CG 160 Titan e brigam na pista como gente grande.
Em seguida é a vez da SuperStreet, categoria multimarcas com motocicletas de 300 cm³ de cilindrada. Com certeza, pode-se aguardar mais um verdadeiro show dos irmãos Kawakami, Eliton (#27) e Meikon (#83), ambos da equipe Playstation Yamaha, que juntos venceram quatro das cinco corridas disputadas. A largada de 10 voltas está prevista para as 10h34.
Aumentando a cilindrada dos motores, na sequência os pilotos da Copa Honda CBR 500R vão para a pista. E esta é uma das categorias mais difíceis de prever o resultado. As cinco provas realizadas tiveram quatro diferentes vencedores. E para apimentar ainda mais essa disputa, Guilherme Brito (#19), da equipe Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, que ganhou por duas vezes é apenas o quarto colocado no classificatório geral. Os competidores devem alinhar para a largada às 11h20.
Na sequência, é a vez das verdinhas da Copa Kawasaki Ninja 300 assumirem seus postos no grid. Sandro Paganelli (#64), da equipe Paganelli Racing, é o principal favorito. O piloto vem voando baixo e dando poucas chances aos adversários. Paganelli é líder isolado no campeonato com quatro vitórias consecutivas. A largada está marcada para o início da tarde, às 12h07.
Após as três primeiras corridas, o público terá a oportunidade de ver de perto os melhores pilotos país comandando suas poderosas máquinas de 1.000 cm³ de cilindrada. A SuperBike, a principal categoria do campeonato, vai para a pista às 13h09 para a disputa que vale a liderança no classificatório geral. Apenas 10 pontos marcam a diferença entre o ponteiro, Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team, do segundo colocado, o atual campeão, Diego Faustino (#68), da Honda. E nessa briga ainda entram outras feras do motovelocidade como o bicampeão Maico Teixeira (#36), da Honda, o italiano Sebastiano Zerbo (#81), da BMW Motorrad Alex Barros Racing, e o piloto paranaense Wesley Gutierrez (#134), da Kawasaki Racing Team, que espera fazer um grande resultado competindo em casa.
E o dia de muita velocidade não para por aí. Na sequência é a vez das categorias SuperSport e Copa Kawasaki Ninja 600 – que formam grid único – irem para a pista. A grande dúvida aqui é se algum adversário conseguirá ameaçar o domínio do paulistano Eric Granado (#51), da equipe Granado Sport Team, que venceu com sobra todas as três provas em que participou. Talvez o principal nome para isso seja o do uruguaio Maximiliano Gerardo (#41), da Motonil Motors, que lidera o campeonato e chegou perto de acompanhar o ritmo do adversário na última etapa. A largada de 14 voltas está marcada para as 13h55.
A sétima corrida será a da categoria SuperBike Light, prevista para as 14h41. Esta é mais uma prova com o resultado bastante imprevisível. O atual líder do campeonato, Rodrigo Calmon Dazzi (#146), da equipe Giro Moto, vem dominando a maior parte das etapas, porém, nunca correu no Autódromo de Curitiba. E para fechar a rodada, os pilotos da Yamaha R3 Cup formam novamente um grid único e partem para a disputa da 5ª rodada da categoria.
Confira o horário de todas as oito largadas:
9h47 – Honda Junior Cup (oito voltas)
10h34 – SuperStreet (10 voltas)
11h20 – Copa Honda CBR 500R (12 voltas)
12h07 – Copa Kawasaki Ninja 300 (10 voltas)
13h09 – SuperBike (16 voltas)
13h55 – SuperSport e Copa Kawasaki Ninja 600 (14 voltas)
14h41 – SuperBike Light (14 voltas)
15h27 – Yamaha R3 Cup (12 voltas)
Assista os bastidores da 5ª etapa do campeonato: