Luciano Pokemon (#77), da equipe Pkm Racing, foi o piloto mais regular e faturou o título da SuperBike Pro Estreante na temporada 2016 do SuperBike Brasil. O piloto paulistano já começou acelerando forte logo no início do calendário, nas provas realizadas no Autódromo de Interlagos. Luciano venceu a abertura do campeonato e, na sequência, foi quatro vezes segundo lugar.
Porém, um grande adversário vinha se destacando e prometia uma disputa intensa pelo título. Juracy Rodrigues “Black” (#560), da equipe Black Day Racing Team, que avançou para a Pro Estreante neste ano após ter conquistado o título da SuperBike Light, venceu as três provas seguintes realizadas no maior templo do motovelocidade brasileira.
E para adicionar ainda mais sabor a essa disputa, outra fera das pistas entrou na competição no meio do calendário. Davi Lara Costa (#12), da equipe JC Racing Team, marcou sua estreia da melhor forma possível no SuperBike Brasil: com vitória na quinta etapa. E assim, o campeonato chegou ao meio do seu calendário com a configuração final. Os três pilotos brigaram pelas vitórias seguintes e dividiram o lugar mais alto no pódio. Davi venceu por mais três vezes, Black levou a melhor em duas e Luciano foi o vencedor em apenas uma prova.
Entretanto, apesar de ficar atrás em número de vitórias, Luciano Pokemon ganhou na regularidade. O piloto teve apenas um abandono contra dois de Juracy Black. Já Davi Lara Costa ficou de fora da disputa pelo título por não ter participado das primeiras quatro provas.
Partindo para a grande final, a definição do campeão ainda estava totalmente em aberto. Luciano Pokemon vinha na frente na tabela classificatória com apenas cinco pontos a mais que Black. Para conquistar o título, precisava vencer uma bateria da rodada dupla e, em seguida, completar a segunda largada. E o desfecho foi ainda melhor para o futuro campeão. Luciano venceu a primeira corrida e obteve o segundo lugar na prova decisiva. Com isso, alcançou 215 pontos e faturou o título da SuperBike Pro Estreante.
Confira abaixo a classificação final da categoria SuperBike Pro Estreante na temporada 2016:
1º – Luciano Pokemon (#77), da Pkm Racing – 215 pontos
2º – Juracy Rodrigues “Black” (#560), da Black Day Racing Team – 200 pontos
3º – Davi Lara Costa (#12), da JC Racing Team– 133 pontos