Ton Kawakami (#127) não poderia começar o ano de melhor maneira. Após confirmar o título da SuperSport no SuperBike Brasil, o piloto da Yamaha Racing vai encarar um novo desafio: disputar o Mundial de SuperBike em 2019.
A conquista de Ton no SBK Brasil se deu com uma dobradinha na 8ª etapa, realizada em Interlagos. Ele superou o companheiro de equipe, o argentino Fausto Granton Gallay (#32), para ficar com o título em sua primeira temporada completa entre as motos 600cc.
Com a projeção ao longo da temporada, Ton Kawakami ganhou a oportunidade de defender a MS Racing no Mundial de SuperBike SSP300 neste ano. Ele contará com o apoio da Yamaha Motor do Brasil na nova etapa.
“2018 foi um ano ótimo para todos da equipe Yamaha e para mim. Desde a primeira etapa conseguimos trabalhar bem com a moto, conseguimos o acerto. Das 11 corridas conseguimos vencer nove [somando a vitória de Granton Gallay, na 4ª etapa], então fico muito feliz. Conseguimos chegar forte. Em 2019, terei uma nova oportunidade no Mundial de SuperBike com apoio da Yamaha, do Alan Douglas, e da PlayStation. Estou muito feliz”, disse o piloto de 18 anos.
Ton fez questão ainda de ressaltar a importância do SuperBike Brasil em sua formação como piloto para prepará-lo para esse novo momento de sua carreira.
“O SuperBike Brasil me ajudou bastante a evoluir. Me deu visibilidade para que eu pudesse estar no rancho do Valentino Rossi e agora no Mundial. Estou muito feliz que o campeonato está crescendo, com as categorias de base se fortalecendo. A tendência é crescer ainda mais”, destacou Kawakami.
Em 2018, o jovem teve a oportunidade de participar de um programa de treinamento no rancho do nove vezes campeão mundial Valentino Rossi, na Itália.
O piloto ainda aproveitou para citar um momento marcante na temporada do SBK Brasil. Para ele, a estreia da moto nova, a Yamaha YZF-R6, na primeira corrida do ano foi especial.
“O momento mais especial da temporada foi a primeira etapa, quando pegamos a nova moto. Tivemos que trabalhar com a moto e a equipe para adaptar bem. Fizemos um bom trabalho, então foi marcante. Conseguimos um destaque e depois fomos mais confiantes para a sequência do campeonato”, completou Ton, que se mudará para a Espanha para focar na disputa do Mundial de SuperBike.
O SuperBike Brasil deseja sorte a Ton Kawakami em seu novo desafio!
O calendário 2019 do SBK já foi definido. Pilotos e equipes retornam às pistas no dia 20 de janeiro para a realização da Copa Pirelli, que habitualmente servem de pré-temporada para os competidores. A primeira etapa do campeonato será no dia 24 de março, em Interlagos.