O futuro da motovelocidade no Brasil começou em meados de 2013 e, Rafael Traldi fez parte desse episódio nos asfaltos. Ele fez parte do time que estreava a Honda Junior Cup, categoria que forma novos pilotos da modalidade no SuperBike e que reúne crianças e adolescentes empolgados com o desafio até hoje.
Traldi, que atualmente corre na Yamaha R3 Cup, estava entre seis garotos que conheceram o tutor, Gian Calabrese. Participaram intensamente das atividades teóricas e práticas no primeiro dia de atividades. A aula inicial foi sobre os fundamentos do esporte, equipamentos de segurança e sobre a Honda CG 150 Titan customizada, modelo utilizado na categoria. E para encerrar o dia, os meninos deram a primeira volta no tradicional circuito brasileiro em Interlagos (SP). Como se esquecer desse dia, não é mesmo?
Em 2013, o #28, da Traldi Racing dividia a sua paixão pelas duas rodas entre a terra e o asfalto. “O motocross cansa muito. No asfalto é mais liso, então é mais leve”, conta. Em relação às modalidades sempre foi categórico: “Gosto dos dois”. Desde essa época já tinha o objetivo de continuar nas pistas por um bom tempo e até hoje está de destacando na nova categoria.
O jovem piloto chegou na segunda posição na 4ª etapa realizada em Interlagos (SP), no dia 23 de julho, somando assim 20 pontos no Campeonato Brasileiro. No momento, ele é o quarto colocado no campeonato com 52 pontos, apenas 3 atrás do líder.