Eliton Kawakami abre a temporada da Yamaha R3 Cup com vitória
Foi dada a largada para a disputa da primeira etapa da Yamaha R3 Cup, categoria monomarca que faz sua estreia, neste ano, no SuperBike Brasil, o maior campeonato de motovelocidade das Américas. Ao todo, cinco pilotos iniciaram a temporada e protagonizaram belíssimas disputas na corrida realizada no último domingo (22), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. E como já vinha sendo antecipado, a briga pela ponta acabou ficando nas mãos dos irmãos Kawakami.
A prova foi realizada num grid conjunto com a categoria SuperStreet. Os pilotos da Yamaha R3 Cup, já nas primeiras voltas, dispararam na frente e tomaram as primeiras posições. A corrida de abertura da temporada foi marcada por uma forte disputa familiar. Eliton Kawakami (#27) e Meikon Kawakami (#83), ambos da equipe Playstation Yamaha, protagonizaram um verdadeiro show. Os dois largaram nas primeiras posições – os únicos a fechar voltas nas sessões classificatórias na casa dos 2m09s com pista molhada – e logo abriram uma imensa vantagem para os adversários.
Visivelmente mais velozes, os dois irmãos passaram e fechar contínuas voltas rápidas. Na terceira, ambos cravaram suas melhores marcas. Enquanto Meikon – que largou na ponta – fez 2m01s443, Eliton não deixou barato e fechou o melhor tempo da corrida:Japanese Teapots Wholesale Japanese Tea Cups Silver Amber Earrings 2m01s304. Essa disputa acirrada seguiu até os momentos finais. Já com uma distância superior a 15 segundos para os adversários, apenas um choque entre eles poderia tirar a vitória de um dos dois, o que não ocorreu.
Na oitava volta, um pequeno susto. Eliton quase foi para o chão. O piloto subiu na zebra ao tentar um traçado diferente, porém, conseguiu trazer a moto de volta para a pista. Com isso, Meikon abriu uma pequena vantagem que durou por pouco tempo. A disputa entre os irmãos entrou na volta final. Meikon seguia na liderança com Eliton na sua cola, que reduziu a diferença entre os dois a um piscar de olhos. Praticamente lado a lado, os dois seguiram juntos até a entrada da reta final. E a definição do vencedor saiu só ao cruzarem a linha de chegada. Eliton levou a melhor e venceu por uma diferença ínfima de três centésimos. Já Meikon encerrou a primeira etapa da Yamaha R3 Cup com a vice-liderança.
No terceiro lugar, um grande resultado de superação. Indiana Munoz Gomes (#199), da equipe Castrol Racing, largou no final do grid. Aos poucos, foi ultrapassando seus adversários e na 7ª volta já ocupava o quarto lugar. Indy se aproveitou da queda de Niko Ramos (#822), da Tecfil Racing Team – que disputava a corrida pela categoria SuperStreet –, e com isso partiu pra cima de Rafael Gomes Traldi (#128), da Motonil Motors. Essa disputa foi rápida. Indy tomou a posição e cruzou a linha de chegada em terceiro. Já Traldi, ficou com o quarto lugar.
Num ritmo bem mais lento, Sarah Conessa de Moura (#5), da equipe Cerciari Racing School, não conseguiu acompanhar seus adversários e fechou o pódio com a quinta e última posição.
A próxima corrida já tem data e local para ocorrer. A 2ª Etapa da Yamaha R3 Cup será realizada no dia 12 de junho no Autódromo de Interlagos.
Este resultado é extraoficial e está sujeito a verificações técnicas.
Se inscreva em nosso canal do YouTube e acompanhe as novidades: www.youtube.com/superbikebrasil